A IASIST, empresa do Grupo IQVIA, está no projeto que visa implementar um novo modelo de avaliação e financiamento para o SNS

fev 06, 2024

Lisboa, 6 de Fevereiro de 2024 – A IASIST, empresa do Grupo IQVIA, foi selecionada, através de concurso público, para auxiliar o SNS no desenvolvimento de um projeto que visa a utilização de um novo modelo de avaliação da saúde das populações. Dessa forma, será possível trabalhar, pela primeira vez em Portugal, dados integrados sobre os percursos dos doentes, analisando os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares num único processo de classificação.

Esse é o reconhecimento da qualidade e rigor dos modelos de estratificação pelo risco utilizados pela IASIST, fruto da colaboração com a prestigiada Johns Hopkins Medicine, sediada em Baltimore, EUA, para a distribuição exclusiva do sistema Adjusted Clinical Groups (ACG®).

A solução vai ao encontro do desafio levantado pelo Estado português, que iniciou recentemente um processo inovador de reorganização dos serviços de saúde integrados no SNS. O atual modelo, baseado na análise de produção de atos médicos (consultas, cirurgias, doentes internados ou urgências realizadas) dará lugar a um novo modelo, o qual, mais do que o número de atos realizados, visa avaliar os ganhos em saúde obtidos para cada utente, num ciclo temporal de um ou mais anos.

“Com este tipo de abordagem, ficaremos a perceber melhor o estado de saúde das populações, e prever com exatidão as suas necessidades de curto e médio prazo, num contexto em que o envelhecimento, a multipatologia e a doença crónica dominam a procura de cuidados de saúde”, refere Mário Martins, General Manager da IQVIA Portugal. “Isso terá um impacto direto no financiamento das instituições num momento em que se anuncia a passagem para uma resposta integrada a nível nacional, através das ULS (Unidades Locais de Saúde)”.

A IASIST/IQVIA tem já um forte impacto nacional na avaliação e comparação de hospitais, justamente porque associa nas suas análises os atos realizados, os resultados obtidos e a ponderação do risco, mais concretamente, a complexidade e a gravidade, de cada doente. Espera-se, como resposta a este desafio, contribuir para a alteração do paradigma da avaliação dos cuidados de saúde prestados em Portugal, e, dessa forma, corresponder aos avanços científicos entretanto registados, nesta matéria, noutros países europeus e noutros continentes.

Sobre a IQVIA

A IQVIA (NYSE:IQV) é o fornecedor líder global de analytics avançados, soluções tecnológicas e serviços de investigação clínica para a indústria das Ciências da Vida. A IQVIA cria ligações inteligentes em todos os aspetos dos cuidados de saúde, através dos seus analytics, tecnologia transformativa, recursos de big data e vasta experiência. A IQVIA Connected Intelligence™ oferece insights poderosos com rapidez e agilidade — o que permite aos seus clientes acelerar o desenvolvimento clínico e comercialização de tratamentos médicos inovadores que melhorem os resultados dos cuidados de saúde para os pacientes. Com cerca de 87.000 colaboradores a nível global, a IQVIA opera em mais de 100 países em todo o mundo.

A IQVIA é um líder mundial na proteção da privacidade individual dos pacientes. A empresa utiliza uma grande variedade de tecnologias e salvaguardas que protegem a privacidade individual, enquanto geram e analisam informações numa escala que ajuda os parceiros na área dos cuidados de saúde a identificar padrões de doença e a correlacioná-los com o processo de tratamento e terapia necessária para a obtenção dos melhores resultados. Os conhecimentos e capacidade de execução da IQVIA ajudam a biotecnologia, dispositivos médicos e empresas farmacêuticas, investigadores médicos, agências governamentais, financiadores e outros stakeholders em cuidados de saúde, a aceder a um conhecimento mais profundo das doenças, dos comportamentos humanos e avanços científicos, num esforço para atingir o objetivo da cura no mais curto espaço de tempo. Para saber mais, visite www.iqvia.com.